CEAEm 05 de outubro de 2005, por Lei nº 7.742, foi criado o Centro de Educação Ambiental - CEA "Prata Tavares" de Campos dos Goytacazes (RJ), cuja formulação, coordenação, planejamento e execução das atividades são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Setor de Educação Ambiental, que se encarregará da programação e da divulgação de eventos, campanhas, exposições, oficinas, teatros e projetos relativos à Educação Ambiental.

O CEA "Prata Tavares" tem como objetivo reunir dados, publicações, imagens, áudios e informações sobre a preservação e conservação da natureza, além de divulgar através de folders, cartilhas e banners, promover e ministrar a educação ambiental formal e não formal em todos os níveis de ensino. Seu público alvo são os alunos da rede Municipal, Estadual e Privada. E também a Terceira Idade e outras Secretarias. Todas as atividades, projetos, campanhas, programas e eventos estão harmonizados com Lei Nacional, Estadual e Municipal de Educação Ambiental.

ATIVIDADES:

  • Jogos
  • Videoteca
  • Biblioteca
  • Gincana Ambiental
  • Palestra no Bosque Prata Tavares
  • Aula de Campo
  • Aula Urbana

O Centro de Educação Ambiental apóia projetos na área de educação ambiental e produção de mudas. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os interessados em conhecer o CEA, tais como escolas que requeiram monitoramento especializado, basta fazer agendamento com 15 dias de antecedência.

As instituições interessadas em programar uma visita monitorada devem enviar ofício para:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Av. Osvaldo Cardoso de Melo, 1233 - Parque São Caetano CEP: 28.035-626 / Telefones: 2738-1096 ou 2725-1234

 

Endereço do CEA: Av. José Carlos Pereira Pinto, 300 – Guarus, Telefone: (22) 2731-4680